A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santa Bárbara é uma nucleada da Escola Pinto Marques, localizada na comunidade de Santa Bárbara- Alto Acará, a margem do rio Miritipitanga.
A escola Santa Bárbara iniciou suas atividades por volta de 1975 de modo independente. As crianças começaram a estudar com uma senhora conhecida como D. Raimundinha, que tinha certo grau de estudo e estava disposta a alfabetizar as crianças da comunidade.
Com a criação da comunidade em 1976, os líderes comunitários resolveram procurar a prefeitura para estruturar e formalizar o processo educacional na comunidade. A partir daí várias pessoas exerceram a função de professor(a), como não tinha formação na área de licenciatura, bastava saber ler e escrever que já se tornava educador ou educadora, com o intuito de ensinar a leitura e a escrita. Passaram por esse processo as educadoras: Lourdes, Rosilene Vieira, Francisca da Silva Dias, Terezinha de Jesus, Maria Dolores, Ica, Tereza Paixão.
Nesse período, as crianças que estudavam não recebiam qualquer documento que comprovasse a matrícula, escolaridade ou emissão de boletim, até porque nessa época, poucas pessoas tinham documentos.
Durante muito tempo os alunos estudaram em espaços variados como salas de residências, sacristia da Igreja, sede do clube de futebol, salão comunitário e até embaixo de árvores, e sem estrutura adequada. Durante mais de vinte anos os pais buscaram soluções para terem uma estrutura adequada para o ensino das crianças. Muitas crianças estudavam na sede do município, mas mesmo assim a escola não atendia a demanda de alunos.
Em 2001, foi que finalmente se iniciou a construção do prédio da escola, em alvenaria, a construção durou dois anos, sendo inaugurada no dia 06 de março de 2003. O prédio construído possuía duas salas de aula, banheiros, depósito, secretaria e cozinha. Por conta da nova estrutura, a escola que atendia alunos do 1° ano até o 5° ano, passou a atender alunos até o 9° ano. Com o aumento da demanda de alunos, a escola ganhou ampliação em 2007, com a construção de mais duas salas de aula.
Em 2009 a escola recebeu representantes do Governo do Estado do Pará, por intermédio do diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Felipe Patroni, o professor Amiraldo, que trouxeram a proposta de implantar o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), que viria oferecer o Ensino Médio aos jovens da localidade. Ainda em 2009 teve início as aulas da primeira turma do Ensino Médio Modular e a escola passou a funcionar em três turnos.
Atualmente a escola Santa Bárbara atende cerca de trezentos alunos, sendo da comunidade Santa Bárbara e de mais oito localidades ribeirinhas e de colônias, cerca de 70% dos alunos dependem do transporte escolar fluvial e terrestre. Com uma estrutura com quatro salas de aula, uma secretaria, dois depósitos, uma cozinha, três banheiros e uma biblioteca, A escola conta com seis auxiliares de serviços gerais, dois vigias, dois auxiliares de administração, dois professores de 1º ao 5º ano, seis professores de 6º ao 9º ano, um secretário escolar, um orientador pedagógico e a coordenadora que atualmente é a professora Ronildes do Socorro Costa Mâncio,
Depois de mais de 12 anos de espera, finalmente a escola Santa Bárbara recebe uma reforma e que foi entregue em maio de 2022, com salas equipadas e climatizadas.
gabinete@semedacara.com.br
Rodovia PA-252 KM1